A carta que todos queriam ler...

...e que eu encontrei!

"Caro Tribunal Constitucional,
Tenho em mãos um problema deveras importante para o bem-estar (!) da nação. Como deves ter percebido pelas notícias que vieram a público a semana passada, esta treta dos cortes e da austeridade, das reduções disto e daquilo, que eu até tinham conseguido convencer a malta que faziam mesmo falta para ter-mos um economia (!) saudável, não deram em nada. Pior que não terem dado em nada, parece que piorou tudo outra vez. Ora, isso em si até nem seria um problema para mim, o mal é que os parvos, que eu tinha convencido até então, revoltaram-se, sentem-se enganados, os idiotas.
Como vês, estou metido num pequeno sarilho, pequeno porque já sei como resolvê-lo. Então é assim, como podes imaginar, não posso dizer que foi tudo um lapso e que afinal este não foi mesmo o melhor caminho. Também não posso dizer simplesmente que está tudo a correr pelo melhor e não fazer nada, porque a verdade é que eu precisava de mais umas medidazinhas de austeridade para ver se componho os números até ao próximo ano. Mas também não posso vir eu anunciá-las, é que eu ao domingo de manhã gosto de ir ali para a beira do Tejo tomar o pequeno-almoço e ler o jornal e se a malta começa a ficar demasiado descontente, tenho um bocado de medo.
E pronto, é aí que entra a minha ideia brilhante, e entras tu, claro. Porque o pessoal acha que tu és um tipo credível, Tribunal Constitucional soa bem, e não levanta muitas ondas, és tu que vais anunciar as novas medidas. Lembras-te daqueles cortes no 13º e 14º mês que estão em análise por vós há que tempos? Pois, esses mesmos. Aqueles que eu tinha pedido em tempos que adiassem pronunciar-se sobre eles porque não dava jeito nenhum. Chegou a hora. Quero que digam que são inconstitucionais. Eu sei que já há muito que me tinham dito isso e que eu não queria que ninguém soubesse, mas não é para dizer aquela treta de que são direitos adquiridos, que todo o trabalhador tem direitos, blablabla... e essas tretas que diz que estão (!) na Constituição. É para informar aqueles parvos que começam a levantar-se contra mim que é inconstitucional porque foi retirado só aos funcionários públicos, e as medidas têm que ser justas e distribuídas uniformemente (!) por todos os contribuintes. Assim para o ano já tenho uma desculpa para ir buscá-los ao resto da malta também, e como a culpa vai ser tua, ainda posso continuar a ir sossegado ao domingo ler o jornal à beira rio.
Ah, lança isso assim como quem não quer a coisa lá para quinta-feira ao fim do dia, já anda tudo meio distraído a pensar no fim-de-semana.
Obrigadinho,
O primeiro Ministro de Portugal"

Pronto, se calhar não encontrei bem isto, mas se tivesse encontrado cheira-me que não andava muito longe da verdade.