Istambul #1 - Palácios

O palácio Topkapi, situado no centro histórico de Istambul, Sultanahmet, foi construído por Mehmet II logo após a conquista de Constantinopla em 1453 e foi residência de sultões por três séculos.
É possível visitar por dentro as alas outrora pertencentes ao Harem do Sultão, os azulejos são lindos.







Uma vez que está situado numa pequena colina tem óptimas vistas tanto para o lado Europeu como Asiático, tanto para o Bósforo, como para o Corno de Ouro, o rio que separa os dois lados de Istambul Europeu. É um miradouro incrível.





O palácio Dolmabahce, construído na margem Europeia do estreito de Bósforo, foi a sede administrativa do império Otomado de 1856 a 1922. o Presidente Ataturk usou também o palácio como  residência oficial durante alguns períodos da sua governação e foi aqui que acabou por morrer a 10 de Novembreo de 1938.






Não só o seu interior construído numa mistura de estilos Baroco, Rocócó, Neoclássico e com influências da arquitectura Otomana, mas também a sua incomparável localização nas margens do Bósforo, tornam-no uma visita a não perder em Istambul. 
As filas eram significativas e perdemos parte da manhã para conseguir visitar a ala oficial do palácio assim como o Harem, mas a decoração interior e a paragem no final para um almoço rápido na cafeteria associada ao Palácio vez a viagem terem valido muito a pena! (Não dava para tirar fotos no interior, mas era muito giro! Acreditem.)

Etiquetas: , ,