RAP, Gaspar, D. Luísa de Gusmão e o ministro Miguel de Vasconcelos..

RAP escreve todas a semanas para a Visão. Podem encontrar o texto desta semana, intitulado "Notas sobre finanças (e chimpanzés)", aqui. Mas ainda no seguimento do post de ontem não poderia deixar de transcrever algumas linhas.
É que eu gosto de piadas, e de rir, mesmo sobre assuntos que estão mais é para nos pôr todos a chorar. 

"Após alguma reflexão sobre o assunto, ocorreu-me que talvez fosse importante que alguém apresentasse Vítor Gaspar a um ser humano.
(...)
Perspicaz como é, o ministro haveria de reparar que, entre o ser humano e um algarismo, há duas ou três diferenças. O ser humano comparece com pouca frequência nas folhas de excel, ao contrário do algarismo. E o algarismo não passa fome nem morre, ao contrário do ser humano.
(...)
As propostas de um leigo talvez sejam absurdas, irrealistas e inexequíveis. Não faz mal: as do ministro também são. Estamos todos em pé de igualdade.
A realidade não aprecia economistas. Se um chimpanzé fosse ministro das Finanças, talvez a dívida aumentasse, o desemprego subisse e a recessão se agravasse. Ou seja, ninguém notava."

De resto animem-se que hoje é sexta. E amanhã, pela última vez, poderão comemorar o feriado do 1º de Dezembro. 
- este blogue fica seriamente enfurecido com pessoas que não sabem o motivo histórico de feriados nacionais, por isso agradece-se a não elaboração daquelas reportagens de rua em que a malta só diz disparates. desta vez respondo a todos, "é por isso que para o ano vão trabalhar" (ou daqui a dois anos por no próximo será domingo) - 

"Mais vale ser Rainha por uma hora do que Duquesa por toda a vida."
Díficil de esquecer uma frase destas, bem como a imagem de um ministro a voar pela varanda fora.