Balanço da minha primeira semana em Bratislava.

Apesar de já ter saído de casa há mais tempo, cheguei a Bratislava, de armas e bagagens, há apenas uma semana. Se por um lado o tempo passou a correr, e nunca diria que uma semana já foi, por outro lado parece que já cá estou há meses e já conheço e mexo-me facilmente para todo o lado.
Viver na Eslováquia não é fácil. Para começar, fora dos circuitos turísticos e da universidade ninguém fala inglês. Comprar um bilhete de comboio ou ir ao supermercado pode ser uma aventura!
No geral a vida é mais barata do que em Portugal.
Toda a vida deles se desenrola duas horas mais cedo que em Portugal, às sete da manhã o dia já está a render, mas às dez da noite tudo dorme.
Tendo em conta que no meu quarto, na residência, não há cortinas, persianas, portadas ou algo que corte a entrada da luz - apenas um  pequeno estore branquinho que quando corrido dá uma certa privacidade da varanda do vizinho, porque da luz nenhuma - até nem está a ser muito difícil adaptar-me a essa realidade.
No entanto neste tempo que passou já conheci mais duas cidades Eslovacas, Trnava e Trencin, passei um dia em Viena (mesmo aqui ao lado) e já conheço "como a palma da minha mão" o centro de Bratislava.
Já tenho os meus planos de trabalho e já comecei as experiências no laboratório, já conheço os colegas novos e já sei onde encontrar as melhores cantinas.
Já estou enturmada na residência, já houve uma noite de pizzas and beers, e há planos de "festinhas" futuras.
Já fui ao ballet, ver o Romeu e Julieta, e tenho planos de ir à Ópera.
Foi uma boa semana, venha a próxima!