Castelo de Bojnice


Bem no centro da Eslováquia fica o castelo de Bojnice, num cenário que parece saído de um conto de fadas, este castelo romântico, com alguns elementos góticos e renascentistas, é dos mais bem conservados do país.
Visitei-o num domingo e com a sorte de ser um dia de entrada gratuita, decretada especialmente naquela data pelos responsáveis do castelo - não percebi bem a propósito de quê -, mas foi uma visita que valeu muito a pena. Apesar de alguns guias informarem que havia visitas guiadas em inglês, tal não se verificou e a visita foi mesmo em Eslovaco. Assim sendo não fiquei a saber grande coisa sobre a história do castelo, mas sempre posso dizer-vos que está bem conservado, é bonito por dentro também e gostei bastante da visita. Ficam as fotos.
A Eslováquia é conhecida também pela enorme quantidade de grutas e formações de diferentes minérios que possui. Infelizmente não tive oportunidade de visitar nenhuma delas mas tive uma pequena amostra no sub-solo do castelo de Bojnice,.que possui uma pequena extensão de grutas também visitáveis.