Fizemo-nos à estrada... na Madeira.

Depois de uns dias no Funchal, tirámos um dia para alugar um carro e visitar outras zonas da ilha. Já tínhamos reservado online um carro na Europcar e de manhã cedo estávamos lá para preencher todas a mil papeladas que existem de seguros, identificações e tal (guardem à vontade uma meia hora para tudo, nada de chegar pegar na chave e zarpar).
Depois de tudo resolvido e chave na mão, partimos finalmente em direcção à zona norte da ilha. As estradas são óptimas, com imensos túneis e foi bem depressa que por entre paisagens incríveis, atravessamos a ilha bem pelo centro, parámos pelo caminho no ´Véu da Noiva' -perto do Seixal - e chegamos a Porto Moniz.
Seguimos viagem em direcção a Santana, passando por São Vicente, e seguindo em cerca de 30 km o troço de estrada antiga da costa - demoramos uma hora só nesse pedaço e felizmente quase contamos o numero de carros com que nos cruzámos, bem empregues os milhões dos túneis e vias-rápidas, lembrem-se de não mais criticar o défice público da região -
De Santana seguimos em direcção à ponta mais leste da ilha, a Ponta de São Lourenço, e ainda paramos na Prainha, Caniçal. Voltamos ao Funchal já no fim do dia descendo até ao sul da ilha pelo lado leste - zona do aeroporto e de Santa Cruz.
Ao longo do percurso foi possível ver as mais variadas paisagens, todas elas incríveis. Foi uma viagem muito engraçada e que fizemos bem nas calmas. Ficaram algumas regiões por conhecer melhor, nomeadamente o lado oeste da ilha. Se quiserem uma visita mais completa penso que dois dias de carro serão suficientes.
Posso dizer-vos que com um mapa actualizado na mão vão a qualquer lado na Madeira, até porque não há assim tantas estradas e está tudo bastante bem indicado, inclusivamente nos acessos na zona do Funchal, mas se sentirem mesmo um zero em orientação basta alugar um GPS junto com o carro e a ilha é vossa. São apenas 50 km entre as duas pontas mais distantes da ilha, não têm muito para onde ir :)
Ainda esta semana chegam os posts dos locais que visitámos ao longo deste dia.
Deixo-vos um mapa do percurso detalhado.
(clique para aumentar)

Etiquetas: , , , ,