Varsóvia #1 As marcas da II Grande Guerra

Um dos locais que mais queria visitar em Varsóvia era, sem dúvida, a zona onde foi instalado o ghetto durante a segunda Guerra Mundial e as marcas da presença judaica na cidade. E foi a primeira zona da cidade que visitei logo de manhã, assim que o comboio chegou. Visitei o último troço do muro - que isolava o ghetto - e que ainda se encontra de pé, o Warsaw Rising Museum e a principal Sinagoga da cidade.
A Insurreição de Varsóvia (Uprising), foi um movimento de luta armada levada a cabo pela resistência polaca com o objectivo de libertar a cidade do domínio nazi. A ofensiva começou a 1 de Agosto de 1944 e esperava o avanço da frente Soviética que se aproximava da cidade, no entanto este avanço fracassou e também a resistência acabou por se render ao fim de dois meses de luta.
Não há números oficiais exactos mas estima-se que durante este período tenham morrido centenas de milhares de civis e no final da guerra a destruição da cidade era indescritível, cerca de 85%.
É uma visita muito marcante, e há poucas palavras que possam descrever o horror que as imagens e a história transmitem, mas vale muito a pena. Principalmente para ajudar a não esquecer.

Etiquetas: , , ,