Transilvânia #1 Peles Castle

A primeira paragem do nosso tour pela Roménia foi no Castelo de Peles. Localizado perto da cidade de Sinaia o castelo fica bem na entrada da região da Transilvânia e cerca de hora e meia depois de deixarmos o aeroporto, no dia da chegada, estávamos por lá.
O Castelo foi mandado construir no final do século dezanove pelo rei Carlos I na rota medieval que ligava a região da Transilvânia à região da Walachia.
Carlos I foi o primeiro rei da Roménia independente e consta que se perdeu de amores pela região de Sinaia e mandou aqui construir um palácio de estilo romântico com inspirações Neo-renascentistas e neo-góticas semelhante ao Schloss Neuschwainstein na Baviera. A influência da Saxónia pode ser apreciada nas pinturas das paredes do pátio interior, enquanto que o interior do palácio possui inspirações Barocas, com os seus trabalhdos em madeira e tecidos requintados. A arquitectura do palácio é da responsabilidade do Alemão Joannes Schultz.
Conhecemos o palácio por dentro numa visita guiada em inglês. Tal como no exterior, o interior do palácio é imensamente rico e trabalhado. Infelizmente não pagamos o suplemento para tirar fotografias no interior, pelo que as poucas que tenho não mostram o que de melhor vimos e foram tiradas à socapa.

Etiquetas: , ,