Boyana Church.

No meu último dia na Bulgária, fiz um tour de quase um dia a dois dos locais património mundial da UNESCO mais importantes do país e também dos mais visitados. Ambos situados nas montanhas, a igreja de Boyana no maciço de Vitosha nos arredores de Sófia e o mosteiro de Rila nas montanhas Rila bem mais para o sul do país (no próximo post).
A primeira paragem foi em Boyana, igreja ortodóxa búlgara, conhecida pelo incríveis frescos que possui no seu interior.
A igreja tem três fases de construção distintas, visíveis também no exterior. A construção inicial é do séc. X, a segunda fase de construção é do séc XIII e a última fase é do séc XIX. Em 1259 foram realizados os famosos frescos, que lhe permitiram obter o estatuto de património mundial e que são considerados um dos exemplos mais completos e mais bem conservados de arte medieval da Europa. Infelizmente não era possível fotografar e o controle até das entradas dentro da igreja era bem controlado, tanto em relação ou número de pessoas permitidas dentro da igreja como ao tempo permitido para estar no interior. Num total de 89 cenas, cerca de 240 figuras humanas estão representadas nas paredes da igreja.
 As imagens seguintes não são fotografias minhas, foram encontradas naquele maravilhoso mundo que é o google, mas ficam para terem uma ideia do que encontrarão no interior da Boyana Church.

Etiquetas: ,