Rila Monastery.

As festas ficaram já para trás e os dias de boa-vida também, portanto prometo que aos poucos o blogue vai voltar à programação habitual e que vou continuar a pôr em dia os posts das viagens de 2014 ainda em atraso. Para já deixo-vos com a última atracção turística que visitei na Bulgária. No último dia e após a visita à Boyana Church. E daqui segui directa para o aeroporto, de volta à Eslováquia.
Situado no sudoeste da Bulgária, pouco mais de 100 km a Sul da capital, Sófia, o Mosteiro Ortodóxo de Rila é uma dos mais famosos pontos turísticos do país.
Fundado no século X, é um dos tesouros culturais, históricos e arquitecturais mais importantes da Bulgária, encarado como símbolo da união e resistência do seu povo ao longo dos séculos. Segundo os locais, o facto de se encontrar tão isolado e protegido no interior das montanhas Rila, manteve o verdadeiro espírito búlgaro, mesmo durante as sucessivas invasões e ocupações de que a região foi alvo. Tornou-se Património Mundial da UNESCO em 1983 e os frescos nos seus pátios interiores e a riqueza da igreja, para além da beleza natural do local onde está implantado valem, sem dúvida, a visita valer muito a pena. Mas as fotografias falam por si.
Hoje em dia uma parte do mosteiro ainda está a ser usado, vivem actualmente por lá 8 monges, e uma outra zona foi recuperada e é possível hospedarem-se por lá.
Na saída traseira do mosteiro existe um conjunto de lojinhas, restaurantes e pequenas infraestruturas para turista. Aconselho-vos a almoçar no restaurante que fica mesmo em cima do riacho (foto em cima) a melhor truta que já provei na vida, segundo o guia são pescadas no próprio riacho quase na hora e era incrivelmente boa. Não foi muito barato para padrões búlgaros (7 ou 8 euros) mas valeu cada cêntimo. 

Etiquetas: ,