Museus do Passeio do Prado.

Sim, pronto, eu sei que tudo o que se segue neste post é ilegal. Podem ir a correr denunciar-me ao Ministério da Cultura Espanhol ou qualquer outra coisa do género mas eu por vós, caros leitores, faço tudo. Até infringir umas regrazinhas e trazer as fotos possíveis do Museu do Prado e do Museu Reina Sofia.
Toda esta visita foi uma aventura. Mãos de vaca como nós, resolvemos aproveitar as horas de entrada gratuita nos museus para ver As Meninas do Velásquez e a Guernica do Picasso sem ter de pagar uma pequena fortuna por isso.
Assim sendo, posso dizer-vos que das 19h às 20h de sábado é gratuito entrar no Prado e das 19h às 21h no Reina Sofia. Uma hora para cada um e lá largamos em corrida até ao primeiro.
Dica importante: é preciso ir às bilheteiras na mesma e tirar um bilhete pelo qual não vão pagar nada, não adianta irem feitos loucos pelo museu dentro (como nós.), vão ser barrados.
Levem o mapa do museu pré-estudado e dirijam-se logo aos pontos mais importantes, porque não tardará muito e começarão a ser convidados a sair pelos funcionários do museu.
Outro dica importante: Não deixem nada guardado na consigna do museu, vão arrepender-se do tempo que terão de gastar no fim para levantar a coisas (toda a gente estará a fazer o mesmo à mesma hora) e vão precisar desse tempo para desatar a correr rua abaixo até ao Reina Sofia.
Não percam a Guernica, claro está, e depois podem sempre apreciar alguns outros Picassos no tempo que vos vai sobrar até serem enxotados de novo.
(Vida díficil esta, hein? "No foto, no foto!" Chatos!)
Para além destes dois museus, no Passeio do Prado podem ainda visitar o Museu Thyssen-Bornemisza, o meu favorito, com uma colecção permanente impressionista que vale a pena, ou o museu Caixa-Forum onde é possível visitar um conjunto de exposições temporárias (consultem previamente a programação aqui) a preços normalmente muito mais simpáticos que em qualquer um dos outros três.

Etiquetas: , , ,