A banhos no deserto, Laguna Cejar.

O terceiro tour da viagem ao Deserto era dos dos mais aguardados, foi bem divertido, é verdade, mas começou com uma pequena desilusão.
A primeira paragem do passeio eram as lagunas Cejar, conhecidas pelo seu elevado teor de sal, e onde é possível tomar banho e flutuar. Confesso que estava a imaginar-me a passar umas horas a tomar banhos de Sol no Salar com uns intervalos para banhos numa lagoa mais ou menos ao estilo Mar Morto, mas na verdade a coisa não é bem assim.
O sítio é muito giro, mas a salinidade da água não é assim não elevada, ninguém se afoga, mas também não obriga a flutuar na horizontal, não é preciso fazer esforço nenhum para estar dentro e água na vertical, e até dá bastante jeito, porque à superfície a água é bem fria, uns 17 graus, mas no fundo estava a cerca de 30, ao menos aquecíamos os pés.
As duas cores que conseguem ver nas fotos tem apenas a ver com a profundidade da lagoa, a zona mais clara tinham água sensivelmente até aos joelhos porque havia umas rochas de sal que acabavam de repente e perdia-se completamente o pé (nem sei que profundidade tinham) para a zona mais escura.
Infelizmente o tempo também não estava óptimo, e apesar dos vinte e poucos graus que permitiam estar em biquíni e a banhos, corria um ventinho bastante desagradável para tomar banhos de Sol. Portanto ninguém se esticou muito por ali e ainda deu para passear por entre outras lagoas e conhecer os Ojos de Salar, duas outras lagoas no meio do Salar, que são como dois buracos no meio do nada, bem profundos e aqui de água completamente doce. Quando o passeio é feito no Verão, e com um calor de ananáses, há quem opte por tomar um segundo banho aqui, e tirar o sal da Laguna Cejar do corpo.


Dicas para este passeio: O bilhete de entrada na Laguna Cejar é bem carote mas dá acesso a uma espécie de balneários onde podem trocar de roupa e tomar uma mangueirada de água fria, vai custar (e muito!) estar ali à espera, ao vento e ao frio pela água gelada, mas não deixem de tomar banho e tirar as roupas molhadas, para além do desconforto que vai ser o sal quando começar a secar no corpo, dá comichão e seca imenso a pele, acreditem em mim, não vai tardar muito a começarem a ter frio e a sentirem-se felizes por não estar mais com 'roupa de praia'. Este foi o passeio em que a mudança de temperaturas foi mais brusca, começamos de biquíni e acabamos de kispo (na segunda parte do passeio que vem no próximo post).

Etiquetas: , ,