Valle de la Luna y Valle de la Muerte

O primeiro passeio que fizemos, logo na tarde do primeiro dia no Atacama, foi até ao Valle de la Luna e Valle de la Muerte. É considerado um dos passeios mais simples e de ambientação à altitude uma vez que fica a poucos quilómetros de San Pedro.
É aliás dos mais fáceis de fazer por conta própria, podem lá chegar facilmente de bicicleta ou numa caminhada um pouco mais longa.
O passeio incluí três etapas principais:
- Valle de la Muerte, passeio pelos desfiladeiros e pelas cavernas formadas pelo interior da rocha pela força do vento. É bem interessante fazer a caminhada no interior da rocha mas se forem por conta própria não se aventurem muito longe sozinhos, ou então colem-se como quem não quer a coisa a um grupo que esteja a começar o percurso, é que aquilo é labiríntico (mesmo!)
Este passeio também não é óptimo para quem tem pouca mobilidade, dentro da rocha é preciso andar um pouco aninhado algumas vezes e trepar/descer algumas rochas um pouco mais complicadas, haverá sempre alguém para dar um ajuda, mas tenham isso em atenção.
- Valle de la Luna, vista panorâmica do vale e possibilidade de parar par tirar fotos com as 'Três Marias' formação rochosa que actualmente já só possui duas Marias porque a turistada deu cabo da terceira, já não é possível aproximarem-se muito e na famosa Piedra del Coyote, não entrem já em pânico só de olhar para a foto. É verdade que quase tive de arrastar a minha irmã até lá e quilo mete um bocado de respeito... mas é a foto obrigatória do passeio e apesar de ser muito (muito!) alto a pedra onde se sentam é bem larga e mesmo por baixo não está logo ali o precipício, só começa um pouco mais à frente, a ilusão da foto é bem pior. Se não conseguem chegar à ponta de pé, vão de gatas, mas vão, e tirem a foto que podem imprimir em poster na parede da sala!
- Pôr-do-Sol na duna de areia, é o fim do passeio, esperar aqui o pôr do Sol e acompanhar a mudança de cores do deserto, vale bem a pena!
Cuidados para este passeio:
- As temperaturas devem ser amenas, levem um lenço/chapéu para a cabeça que o Sol da tarde por vezes esquenta forte, e um casaco para vestir depois do Sol se pôr, vão sentir a quebra da temperatura de forma imediata.
- Vento e areia é um mix fatal para qualquer lente. Levem óculos de Sol e gotas para as lentes que não podem guardar no saco, os olhos! E protejam muito bem a lente da máquina fotográfica, uma das minhas objectivas já não estava lá grandes coisas antes de lá chegar e foi-se de vez nessa tarde. 

Etiquetas: , ,