Passeios bate-volta nos arredores de Paris.

Já que, a pedido de algumas famílias, resolvi voltar à cidade luz por estes dias, fica também aqui uma compilação dos passeios nas imediações da cidade e que podem juntar, numa estadia mais prolongada pela cidade, sem terem que se alojar noutro local.

1. Versalhes

É o tour incontornável para quem passa alguns dias em Paris, o famoso castelo - símbolo da monarquia absoluta francesa - mandado construir no séc XVII pelo rei-Sol, Luís XIV.
Para chegar a Versalhes vindos da cidade têm de apanhar a linha amarela (C5 - Versailles Chateaux) do RER.
Podem ver mais detalhes sobre o castelo, os jardins e a cidade em posts mais antigos, Meio dia de passeio, que pode ser esticado até um dia inteiro se estiver um dia bonito e quiserem desfrutar dos jardins e ainda conhecer a cidade.
2. EuroDisney
Eu sei que à partida parece o programa ideal apenas para crianças pequenas, mas vão por mim e mesmo que viagem em modo adulto, passem um dia por lá. O parque é incrível e faz as delícias de crianças e adultos também. Já lá estive em várias idades e garanto-vos que me diverti tanto quando fui com os meus colegas do laboratório (emendando uns dias em Paris depois de um congresso em Nice) como quando os meus pais me levaram a primeira vez aos 7 anos.

Há imensas atividades radicais que nem sequer permitem a entrada de crianças pequenas, mas o mundo encantado, de fantasia e das princesas vale tanto a pena como a montanha russa mais alucinante. Deixem os preconceitos de lado e atirem-se de cabeça, não se vão arrepender. Podem comprar-se bilhetes antecipadamente pela internet aqui, normalmente há boas promoções que incluem dos dois parques num dia. Para lá chegar, não há o que enganar, apanhem o RER linha vermelha B até Marne la Valée, vão sair da estação e dar de caras com a Disney.

Dá para passar vários dias por aqui, mas um dia completo - em algumas épocas do ano está aberto até de noite - será suficiente para se divertirem à grande. Deixem o fim-de-semana completo na Disney para quando houver crianças, aí sim, os ritmos são todos mais lentos e provavelmente valerá a pena.


3. La Defense
Está oficialmente fora de Paris porque fica para lá do Peripherique, mas é a sugestão mais próxima da cidade, à qual podem chegar até de metro. A zona moderna, futurista da cidade merece uma visita. No enfiamento do Arco do Triunfo, a vista de arco a arco merece a pena. Para além disso é uma zona comercial enooooorme, com imensas opções de tudo e mais alguma coisa e uma avenida larga repleta de esculturas gigantes entre os prédios gigantes. Duas horas de passeio.

4. Saint-Germain-en-Laye
Cidadezinha encantadora, com um ar mesmo francês. Vale a pena não só pelo ambiente mas também podem juntar a uma visita ao Castelo de Saint-Germain, local de nascimento de Luís XIV e sede da corte francesa na época, antes da mudança para Versalhes. Os jardins do castelo são abertos a visitas sem ingresso e têm uma vista ótima para Paris, apesar dos cerca de 20 km que separam as cidades.
Podem chegar até lá pela linha vermelha do RER (B - direção Saint-Germain-en-Laye). Meio dia de passeio.
5. Giverny
Os famosos jardins da casa onde morou Claude Monet, e os seus lagos de nenúfares só estão abertos ao público na Primavera mas já me valeram uma deslocação a Paris só com o propósito de os visitar e não desiludiram nada. Se são fãs da obra impressionista, corram para lá. Apesar de um pouco mais longe da cidade, ainda é relativamente fácil lá chegar vindos de Paris, para isso só têm de apanhar um dos város comboios diários que saem da Gare Saint-Lazare em direcção a Vernon, e aqui apanhar a navette que faz os últimos 7 km até Giverny. Meio dia será suficiente para conhecer a casa e jardins do Monet, eu fui de carro e o plano era apenas esse, mas se viajarem de comboio (cerca de uma hora para cada lado) e quiserem ainda conhecer a cidadezinha de Vernon, facilmente se poderá tornar um passeio de dia inteiro.
6. Chantilly

Para quem não vai ter tempo de ir até ao Vale do Loire visitar os famosos castelos de Chambord ou Chenonceaux (o meu caso, que tenho esta viagem na lista há que tempos mas ainda não saiu do papel), Chantilly é uma óptima opcção na Picardia e a meia hora de comboio de Paris a partir da Gare du Nord. A Mairie também disponibiliza uma navette desde a gare até ao castelo, que fica a uma caminhada de cerca de 15 minutos e vão poder visitar um castelo giríssimo nas margens de um lago com os seus jardins enormes e bem cuidados, mesmo com ar de chateaux francês.

(as palavras em negrito e sublinhado ao longo do post direcionam para posts mais detalhados sobre os temas em questão, espreitem lá todas as informações e muito mais fotografias.)

Etiquetas: , , ,