MauritsHuis, e a pérola no brinco da rapariga.

Bem no centro da cidade de Haia, mesmo ao lado do Binnenhof fica a galeria de arte MauritsHuis. O edifício foi mandado construir no séc XVII por um governador holandês no Brasil, João de Maurício Nassau, pertence ao estado desde o séc XIX e é hoje em dia uma das galerias de arte mais importantes das Holanda.
Gostei muito da visita ao museu, sem ser enorme, tem o tamanho certo para não achar que o museu acabou ao fim da segunda sala, nem para aborrecer quem na verdade até gosta deisto da pintura mas na verdade não percebe muito do assunto.
Na sua coleção permanete destacam-se duas obras maiores, e mais conhecidas de todos pelos livros da escola: A rapariga do brinco de pérola de Vermeer, e a Aula de Anatomia de Rembrandt.
Para além da exposição, o espaço do museu é bastante agradável, disponibiliza wi-fi gratuito (o que é sempre uma alegria) tem uma cafetaria simpática e uma loja daquelas onde dá vontade de comprar quase tudo e sair de lá falido.
O preço da entrada é bastante puxado, 14 euros, mas tem descontos para estudantes e algumas outras parcerias (que podem consultar aqui). 

Etiquetas: , , ,