La Paz vista do alto.


Este foi para mim o maior encanto de La Paz. Do avião, do topo do nosso hotel, de um dos miradouros da cidade, do teleférico ou de qualquer outro sítio, as vistas são o mais incrível da cidade.
A cidade nasceu num "buraco" cavado naturalmente no meio de um planalto árido a 4200 metros de altitude. Está dividida e estratificada socialmente em função da temperatura e da falta de oxigénio: no topo as camadas mais pobres, no meio o centro da cidade e as classes médias e na zona mais baixa, os "melhores" bairros da cidade - tendo em conta que são melhores apenas para padrão Boliviano. Mas esta divisão não é mito perceptível aos nossos olhos, 90 % do que vemos à nossa volta são casinhas em tijolo que se espalham pelas encostas acima e que dão o ar mais pitoresco de favela gigante, Refletida ao sol ou com as primeiras luzes da noite, é uma paisagem deslumbrante.


O aeroporto da cidade fica na zona mais alta (no planalto - seria impossível de outra maneira - o declive da cidade é mesmo impressionante!) e nas viagens que fizemos até lá tivemos algumas das melhores vistas, mas para quem está na cidade a melhor opção será apanhar o teleférico e desfrutar da cidade, nós acabamos por não fazê-lo já que percorremos todas as encostas de carro tanto nessas deslocações como no city tour, mas se estiverem por vossa conta, apanhem a linha vermelha ou amarela do novíssimo teleférico e serão recompensados.



Há ainda uma outra opção no centro da cidade, uma pequena colina com uma vista quase 360 graus - o Mirador Killi Killi - onde vale a pena ir. Apesar de ser perto e possível de chegar lá a pé, ainda sobe significativamente, e a falta de oxigénio não ajuda nada, por isso apanhem um táxi pelo menos para subir, se tiverem vontade podem sempre descer a pé no final.
A ideia é encontrarem uma vista incrível, onde quer que seja, e curtirem a cidade aos vossos pés, a geografia ajuda a que encontrem este cenário ao virar de cada esquina!


Etiquetas: , ,