EnglischerGarten.

A gente já sabe, ou pelo menos tem ideia, de que este pessoal do centro e norte da Europa nunca se assusta com o frio, e basta estar um dia mais ensolarado e é vê-los a correr todos para os jardins e os parque, para fazer desporto ou passear em família.
Em Munique os parques são ainda mais famosos, ou não tivessem no seu interior os famosos biergarten, de que já falei aqui. Portanto, para além de passear ou correr, passar a tarde ao Sol a beber cerveja é um programa bastante apreciado, óbvio :)

Em Munique, um dos parques mais centrais é o famoso EnglisherGarten.
Nós aproveitamos o sol que espreitava na cidade e passeamos por lá durante uma tarde, e apesar de ser segunda-feira havia mais gente que teve a mesma ideia, e o parque estava bem concorrido.
O parque começou a ser projectado em 1789 e tem actualmente cerca de 3.7 quilómetros quadrados, o que faz dele um dos maiores parques urbanos do mundo, maior que o Central Park em NY.
Para além dos imensos cursos de água, relvados gigantes, zonas de vegetação frondosa e lagos as principais atrações do parque são: o templo de Apolo, uma pequena construção circular, com colunas que fica no topo de uma colina. A torre Chinesa, uma construção em Madeira tipo pagode que fica no meio de um dos biergartens maiores no centro do parque. E os surfistas, sim, ouviram bem - existe um sistema de criação de ondulação artificial num dos canais de água do parque que atrai surfistas diariamente, que fazem fila para apanhar estas ondas - quase sem sair do sítio. Vale a pena espreitar!

Estivemos imenso tempo especados a ver os surf riders em acção. Aquilo é mesmo engraçado. Não percebo muito bem como as ondas são criadas, mas têm um efeito diferente das do mar. Quem já viu surfar na praia perceber que a onda se apanha ao longe e depois o surfista começa a aproximar-se da praia, acompanhando o movimento da onda. Aqui não, eles conseguem equilibrar-se sempre no mesmo sítio, e a onda também não se desloca ao longo do curso do rio. Quase dava para simular na banheira. Deixo-vos um pequeno vídeo para verem melhor!

Etiquetas: , , ,