O que muda com o fim do roaming | Europa

Já toda a gente que viaja teve uma ou outra surpresa desagradável ao chegar a casa e receber a conta de telefone em roaming, certo? Se calhar não agora que nos últimos anos os preços já não eram exorbitantes na grande maioria dos países, mas aqui há uns anos era fazer uma chamada de 30 seg a cada dois dias para dizer "Olá, está tudo bem, até depois de amanhã" e as novidades contavam-se à chegada.
Felizmente isto tem vindo a mudar, e com a revolução das comunicações é cada vez mais fácil e barato - muitas vezes gratuito - estar em contacto com quem ficou em casa. A partir de ontem, na União Europeia vão poder também pegar no telemóvel e ligar para casa ou mandar mensagens sem se preocuparem com o saldo do cartão.
Diz a nova lei que as chamadas ou as mensagens não poderão ser mais caras do que aquelas que fazem/enviam para outras redes dentro do próprio território, e que a transferência de dados 3G (internet) não poderá exceder os 7,7 euros por Gb - e ainda vai baixar mais até 2020.
Eu tenho um pacote da MEO (M4O, publicidade à parte, é caro como o raio mas o serviço é bom!) com chamadas e mensagens gratuitas para todas as redes e umas série de Gb de internet por mês (São 2000 minutos, 2000 mensagens e 3 Gb mas acho que nunca lhes vi o fim). Já liguei para a linha de apoio e informaram-me que não pagarei nada pelas chamadas e pelas mensagens, apenas serão descontadas do volume mensal de consumo responsável, assim como a transferência de dados. De brinde ainda fui informada que terei 200 minutos, 200 mensagens e 200 Mb para gastar nos EUA - uma boa desculpa para marcar viagem. não?
Isto vai ser um sucesso, nunca mais vão ficar sem uma fotografia no Instagram ou um post no Facebook porque o wi-fi do café onde pararam para almoçar era fraco - pelo menos na Europa! Bons motivos para celebrar.
Aconselho a que se têm um pacote diferente do meu liguem para a vossa operadora e confirmem as informações prestadas, que podem não ser exatamente iguais. E boas viagens e boas chamadas! :)

Etiquetas: ,